segunda-feira, 20 de junho de 2011

Queen - A Lenda do Rock

Vou falar desta banda maravilhosa que foi muito importante não só para historia do rock, mais para a musica em si .Com o inesquecível Freddie Mercury a frente do Queen, a banda trilhou um caminho almejado por muitos artistas, e estará sempre na memoria de todos.

Queen é uma banda de rock que já vendeu mais de 300 milhões de cópias no mundo inteiro.Foi uma das mais populares bandas britânicas dos anos 1970 e1980, sendo precursora do rock tal como hoje o conhecemos, com magníficas produções dos seus concertos e videoclipes das suas canções. Mesmo nunca tendo sido levada a sério pelos críticos da sua época, que consideravam a sua música "comercial" (a crítica de hoje considera os Queen como uma das melhores bandas de rock de todos os tempos), a banda tornou-se a das mais famosas entre o público, graças à sua mistura única entre as complexas e elaboradas apresentações ao vivo e o dinamismo e carisma da sua estrela maior, o vocalista Freddie Mercury. A banda ficou sob a liderança de Brian May (guitarra) e Roger Taylor (bateria) após a saída de John Deacon (baixo), em 1997.

O início da banda remonta a 1967, quando Brian May, Tim Staffell e Roger Taylor formaram o trio Smile, no Imperial College em Londres, onde todos estudavam. Após a saída do baixista e vocalista do grupo, Tim Staffell, na Primavera de 1970, May e Taylor foram apresentados por Staffell a Farokh Bulsara em Abril do mesmo ano, o qual viria a ser o vocalista da nova banda com o nome artístico Freddie Mercury, batizando a banda com o nome Queen. (Lembrando que o nome da banda não tem nenhuma relação com o homossexualismo. Fato que muitos confundem o nome da banda com origem da palavra "queer" que é uma gíria difamatória usada para homossexuais. O nome Queen quer dizer rainha em inglês. E, segundo os membros, Queen é uma palavra simples e fácil de ser pronunciada por qualquer pessoa do mundo. Queen tem a ver também com algo grande, luxuoso e respeitado, como uma rainha). Em 1971, John Deacon completou a formação do Queen como baixista.

Freddie Mercury
foi o vocalista da banda de rock britânica Queen. Era considerado pelos críticos e por diversas votações populares  um dos melhores cantores de todos os tempos e uma das vozes mais conhecidas do mundo. Mercury foi educado na St. Peter Boarding School, uma escola inglesa perto de Bombaim, na Índia, onde deu seus primeiros passos no âmbito da canção, ao ter aulas de piano. Foi na escola que ele começou a ser chamado "Freddie" e, com o tempo, até os seus pais passaram a chamá-lo assim.Depois de se formar em sua terra natal, Mercury e família mudaram-se em 1964 para a Inglaterra, devido a uma revolução iniciada em Zanzibar. Ele tinha dezoito anos. Lá diplomou-se em Design Gráfico e Artístico na Ealing Art College, seguindo os passos de Pete Townshend. Esse conhecimento mostrar-se-ia útil depois, ao Freddie projetar o famoso símbolo da banda.
Algo que poucos fãs sabem é que, na escola de artes em que se bacharelou, Freddie era conhecido como um aluno exemplar e muito quieto. Tinha uma personalidade bastante introspectiva. Concluiu os exames finais do curso com conceito A. Possui uma série de trabalhos em arte visual, hoje disponíveis em alguns sites na internet. Na faculdade, ele conheceu o baixista Tim Staffell. Tim tinha uma banda na faculdade chamada Smile, que tinha Brian May como guitarrista e Roger Taylor como baterista, e levou Freddie para participar dos ensaios.
Em abril de 1970, Tim deixa o grupo e Freddie acaba ficando como vocalista da banda que passa a se chamar Queen. Freddie decide mudar o seu nome para Mercury. Ainda em 1970, ele conheceu Mary Austin, com quem viveu por cinco anos. Foi com ela que assumiu sua orientação sexual (Freddie era bissexual) e os dois mantiveram forte amizade até o fim de sua vida. Mary inspirou Freddie na música "Love of My Life", de acordo com declaração do cantor e de seus companheiros de Banda, sendo Mary acima de tudo o verdadeiro amor dele.
 Em 1991, surgiam rumores de que Mercury estava com AIDS, que se confirmaram em uma declaração feita por ele mesmo em 23 de novembro, um dia antes de morrer, vindo a falecer na noite de 24 de novembro de 1991, em sua própria casa, chamada de Garden Lodge. Sua morte causou repercussão e tristeza em todo o mundo. A casa de Freddie Mercury, passada por testamento à sua ex-namorada, Mary Austin, recebeu muitos buquês de flores na época e continua a receber até hoje.O corpo de Freddie Mercury foi cremado e por este motivo não existe túmulo para que seus fãs possam homenageá-lo.E foi esse o final triste de uma historia bela, que sempre deixará saudades.



Brian may

  é um músico e astrofísico inglês, mais conhecido por ser o guitarrista e um dos vocalistas da banda inglesa Queen desde sua formação, tendo sido, inclusive, um dos responsáveis pela criação da banda (juntamente com Roger Taylor), no início dos anos 1970.
Como guitarrista, é conhecido por seu distintivo timbre assim como pelo fato de ter construído (com seu pai) sua própria guitarra, chamada de Red Special. Ele também escreveu várias músicas famosas da banda como "We Will Rock You", "Tie Your Mother Down", "The Show Must Go On" "Who Wants to Live Forever" e "I Want It All".Filho de Harold e Ruth May, Brian nasceu em Hampton, Middlesex, Inglaterra, em 19 de julho de 1947. Em 1954 seu pai começou a ensiná-lo a tocar guitarra havaiana (ukelele) e, com o tempo, começou a ter aulas de piano.
O facto de não ter concluído o doutoramente deveu-se ao facto de Brian ter de escolher entre as duas paixões: a música e a astronomia. Ambas eram inconciliáveis, pois ambas requeriam um grande esforço e energia. Brian decidiu arriscar e escolheu a música.(“Para nossa sorte”)
Desde aí, o seu talento sempre foi muito bem reconhecido. Ele é o génio por detrás de músicas como "Tie Your Mother Down", "Flash" ou "We Will Rock You". No lado pessoal, também editou vários álbuns, tendo obtido grande sucesso com músicas como "Driven by You" e "Too Much Love Will Kill You".Em 1998, a Guild desenvolveu algumas replicas da Red Special, foram construídos 50 guitarras sendo delas 5 feitas especialmente para Brian. Feitas com madeiras de ótima qualidade e com traços de ouro branco a Red Special se tornou Realmente Especial.
Para homenagear a rainha Elizabeth II no seu Jubileu de Ouro, May tocou no dia da comemoração, no telhado do Palácio de Buckingham, o Hino Inglês "God Save The Queen" que também era executado no final dos shows do Queen. Recentemente, Brian recebeu da rainha a condecoração da Ordem do Império Britânico na classe de Commander



Jhon Deacon
Era baixista e compositor do Queen. Dos quatro membros da banda, ele foi o último a aderir e também o mais jovem, tendo apenas 19 anos quando entrou. Deacon escreveu uma série de singles do Queen de sucesso, incluindo "You're My Best Friend", "Spread Your Wings", "Back Chat", "I Want to Break Free" e o single mais vendido da banda nos Estados Unidos, "Another One Bites the Dust", bem como um número de faixas do álbum. Tocou também ritmo e guitarra acústica em vários álbuns, bem como teclados ocasionais, sintetizador e de programação. Ele frequentemente fazia backing vocal durante os shows ao vivo. Mesmo sendo bastante tímido, John Deacon é considerado um dos maiores baixistas do mundo do rock.
Na sequência de Freddie Mercury Tribute Concert, em 1992, o desempenho único do baixista com o Queen foi uma única interpretação de "The Show Must Go On" com um amigo de Mercury, Elton John, em 1997 (John inicialmente tinha cantado a faixa com a banda de tributo a Freddie Mercury). Ele contribuiu para a música do Queen no final, "No-One But You (Only The Good Die Young)" - lançado esse ano no Queen Rocks - depois que ele se aposentou da indústria da música. Deacon decidiu não participar do Queen+Paul Rodgers, mas dando-lhes o seu apoio. Ele também estava ausente da indução do Queen para a Rock and Roll Hall of Fame em 
Hoje ele vive em Putney no Sudoeste de Londres com sua esposa Veronica Tetzlaff. Casado desde 18 de janeiro de 1975, ela já estava grávida de dois meses seu primeiro filho quando eles se casaram. O casal tem seis filhos.Segundo aThe Sunday TimesRich List, ele vale R $ 50 milhões, de 2009. Como um engenheiro eletrônico formado, ele muitas vezes usado para construir equipamentos para a banda. Sua criação mais famosa é a "Deacy Amp", usado por Brian May e Deacon.



Roger Taylor

Fez parte do Queen como baterista.A história musical de Roger inicia-se aos oito anos quando ganhou um Ukelele, uma guitarra havaiana, onde aprendeu sozinho os primeiros acordes.
Em maio de 1960, em troca de uma bolsa de estudos, Roger começou a cantar no coro da escola. No natal de 1961 o pai ofereceu-lhe um bombo e um tambor. Depois de ter tocado em algumas bandas, em 1967, Roger foi para Londres estudar biologia e conheceu Brian May e Tim Staffell formando o grupo Smile.
Ele é mais conhecido como baterista/percussionista da banda de rock Queen. Ele escreveu músicas para os álbuns do grupo desde o princípio, contribuindo com pelo menos uma faixa em cada álbum como: "I'm In Love With My Car", "Radio Ga Ga", "A Kind Of Magic", "Innuendo","The invisible Man", etc.
Roger foi o primeiro integrante do Queen a desenvolver uma carreira solo em 1979 com o compacto "I Wanna Testify/Turn on the TV".
Em 1994 Roger gravou o single "Foreign Sand" com o ex-X Japan Yoshiki, e regravou "Final Destination" do The Cross.
Roger Taylor foi considerado um dos melhores bateristas de todos os tempos.





E esse é o Queen, banda que faz muita falta no Mundo do Rock.Pois quem nunca ouviu sucessos como; We Are The Champions, I Want Break Free,e uma das minha preferidas, Radio Ga-Ga. Mas sempre será lembrado por toda sua história e por ser uma Lenda do Rock...



Nenhum comentário:

Postar um comentário